Simpósio em Pedro Afonso deixou um excelente cabedal de informação e inovação


Ocorreu nos dias, 27 e 28/03, o I Simpósio da Agricultura Familiar no Território Nordeste do Tocantins. O encontro foi organizado pela Prefeitura de Pedro Afonso, em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), reuniu mais de 200 pessoas, entre gestores municipais, pesquisadores e representantes de diversos órgãos, no auditório Executivo pedroafonsino. Em debate, propostas para impulsionar a agricultura familiar na região.

Na abertura do evento, o prefeito de Pedro Afonso Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, destacou a necessidade dos municípios fortalecerem o pequeno e micro produtor. “Temos em nossa região diversas cadeias produtivas que podem ser aprimoradas e nós, enquanto gestores e entidades públicas, temos a obrigação de fomentar esse desenvolvimento, através de políticas que promovam a agricultura familiar, pois elas refletem diretamente em nossos municípios”, enfatizou.

Para o diretor de Empreendedorismo Rural do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, o simpósio é um espaço para poder público, produtores e iniciativa privada conhecer melhor as potencialidades da região. “É, por meio dessa junção, que podemos discutir os principais problemas, eleger as prioridades e trabalhar em conjunto para construir caminhos para o desenvolvimento”, frisou Adenieux. 

Ainda de com acordo Adenieux, com o encontro será possível alinhar ideias e ações em prol da melhoria das políticas de assistência da agricultura familiar. “Muitos dos insucessos das políticas de território é a falta de articulação e conhecimento. Com o Simpósio podemos fazer parcerias, além de conhecer a realidade da região, para que tenhamos programas de políticas públicas que efetivamente atenda às necessidades da agricultura familiar”, completou o diretor.


Região em destaque


Prefeito de Santa Maria do Tocantins, Itamar Barrachini afirmou que o debate é importante para desenvolver a agricultura familiar, e o simpósio possibilita um elo entre o pequeno produtor e as entidades da gestão pública, para falar sobre os problemas e avanços específicos desta região. 

Já o prefeito de Itacajá Cleoman Correia acredita que o simpósio é um espaço de diálogo bastante produtivo.  “Temos aqui muitas informações que podem ser utilizadas por nós gestores e também pelo homem do campo na melhoria das ações que buscam desenvolver a agricultura familiar”, destacou.


Programação


Com diversos temas voltados à agricultura familiar e as variadas cadeias produtivas da região o encontro contou com palestras do Adenieux Rosa Santana, diretor do empreendedorismo do Ruraltins, censo da piscicultura e potencialidades, com o gerente de piscicultura Andrey Chama do Ruraltins, bovinocultura de leite, com Dr Leovegildo Matos da Embrapa/GO, Sementes Crioulas, com a Dra Terezinha Dias da Embrapa/DF, Arranjos Socioprodutivos, com Dr Edi Benini da UFT, Mudanças Climáticas, Dr Eric Collicchio, da Agroenergia da UFT, dentre outros excelentes palestrantes.


O IBGE apresentou dados importantes


O Coordenador do Censo Agrupecuário, o Dr Roniglese, apresentou dados super importantes que ajudarão na construção e aprimoramento das Políticas Públicas para os municípios que integram o Território Nordeste. Ele mostrou a importância dos registros estatísticos para elaboração de planos e metas para a região.


O exemplo da comunidade Matinha


O jovem Samuel da comunidade Matinha mostrou como é possível adotar práticas agroecológicas sustentáveis para a Agricultura Familiar.


O Sistema Mandala


O professor Dr Francisco Francelino do IFTO, engenheiro agrônomo, apresentou o funcionamento do sistema Mandala para integrar e melhorar a produção dos agricultores familiares. Uma inovação no campo que melhorará muito a vida do homem do campo. O IFTO participou ativamente do Simpósio.


Território Nordeste do Tocantins


O Território Nordeste do Tocantins é composto pelos municípios de Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Goiatins, Palmeirante, Itapiratins, Campos Lindos, Filadélfia, Barra do Ouro, Babaçulândia, Recursolândia, Centenário e Wanderlândia. De acordo com o extensionista do Ruraltins, Peri Rocha, "este foi o terceiro evento no Território Nordeste, o primeiro foi o Fórum sobre Políticas Públicas, em Itacajá, o segundo o foi o Seminário sobre as Cadeias Produtivas, em Santa Maria, e agora com o Simpósio em Pedro Afonso discutimos todos esses temas, além de elencar os principais desafios, propor soluções e evidenciar as potencialidades da Agricultura Familiar para o Território e para todo o estado." Além de que, a vinda do Dr Leovegildo Matos nos trouxe dicas super importantes para a bovinocultura de leite já que o mesmo é um palestrante internacional e que já trabalhou em vários países pela Embrapa falando sobre o tema."


Adaptado da Ascom/Pedro Afonso



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comando da 7ª Região Militar do Exército Brasileiro divulga seleção para médico-veterinário