Carboidratos apodrecem seu cérebro. São assassinos cerebrais silenciosos, afirma neurologista

Os hidratos de carbono estão apodrecendo nossos cérebros e contribuindo para o Alzheimer, afirma um neurologista americano.
David Perlmutter, da Flórida, acredita que até mesmo os “bons” carboidratos, como grãos, estão afetando severamente nossos cérebros.
A nossa dieta moderna está aumentando não só os riscos de demência, mas contribuindo para a depressão, epilepsia e dores de cabeça.
Segundo ele, em vez de mastigarmos trigo, carboidratos e açúcar (o que ele chama de assassinos silenciosos do cérebro), deveríamos retroceder a dieta dos nossos antepassados e comer mais carne e gordura.
Ele relatou suas conclusões na revista Forbes ao lançar seu livroA Verdade Surpreendente Sobre o Trigo, Carboidratos e Açúcar – em tradução livre. “Devemos ingerir 75% de gordura em nossa dieta, manter a taxa de proteínas em 20% e ingerir apenas 5% de carboidratos”, afirmou.
Ele ainda comentou que os genes humanos têm evoluído ao longo de milhares de anos para lidar com um alto teor de gordura e, apesar disso, nós comemos o oposto: “Essa ideia de teor de gordura tem sido martelada em nossas cabeças e barrigas. É completamente fora de base e profundamente responsável pela maior parte dos nossos males modernos”.

Acrescentou ainda que: “As pessoas têm distúrbios do cérebro e, em seguida, me pergunto qual seria a bala mágica para curar isso. Elas querem tratar os sintomas, não o problema subjacente. Na verdade, a dieta e o estilo de vida desempenham um papel enorme no destino da saúde de uma pessoa”.
Sua investigação pessoal demonstrou que uma dieta rica em hidratos de carbono pode aumentar o risco de demência. Um estudo, publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, mostrou que as pessoas idosas que comeram muito carboidrato ao longo da vida tiveram 3 vezes mais chances de desenvolver transtornos cognitivos leves – o que está diretamente associado com o risco de demência.
Ele acrescentou ainda que níveis elevados de glicose afetam os vasos sanguíneos do cérebro e estimulam o desenvolvimento de placas amilóides beta, proteínas tóxicas e destrói a saúde do cérebro. Tais características são encontradas em pessoas com Alzheimer. Acredita-se que as placas amilóides são as principais causadoras da doença.

As pessoas que comeram maiores quantidades de gorduras “boas”, encontradas em nozes e óleos saudáveis, tiveram 42% menos probabilidade de problemas cognitivos. O autor, o professor Rosebud Roberts, do departamento de epidemiologia da Clínica Mayo, disse: “A alta ingestão de carboidratos pode ser ruim para você. Isso porque os carboidratos afetam o seu metabolismo, especialmente a glicose e a insulina”.
No entanto, outros médicos rebatem o Dr. Perlmutter e afirmam que uma dieta riquíssima em gordura tem também seus próprios riscos, como doenças no coração.

Postagens mais visitadas deste blog

Comando da 7ª Região Militar do Exército Brasileiro divulga seleção para médico-veterinário