Dia do Leite é comemorado com evento e distribuição de produtos

Consumo está sendo incentivado com distribuição de produtos lácteos

O Tocantins produz 280 milhões de litros de leite por ano e o Governo do Estado vem desenvolvendo várias ações para fortalecer o setor. Além do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho Leiteiro, da entrega de tanques de leite para cooperativas e da consolidação da Câmara Setorial, na próxima terça-feira, 24, o governo, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), irá realizar o Dia Técnico do Leite. O evento será realizado na Fazenda Alto da Serra, no município de Paraíso, a 60 km de Palmas, a partir das 14h, e pretende comemorar o Dia Internacional do alimento. Oito municípios também serão contemplados com a distribuição de produtos lácteos para instituições.
 Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Júnior Marzola, o Tocantins tem condições de aumentar a produção de leite significativamente, por isso o governo investe na capacitação dos produtores e no melhoramento do rebanho leiteiro. “O programa de melhoramento genético já levou tecnologia de ponta com a Inseminação Artificial por Tempo Fixo para mais de 63 municípios tocantinenses. Foram realizados mais de 17 mil protocolos, que atenderam 798 produtores, ampliando nossa produção”, disse, acrescentando que todo o serviço é realizado por técnicos da Seagro e empresas especializadas. O produtor só custeia o sêmen utilizado para o melhoramento.
 Outra ação do governo que deve impulsionar o setor produtivo é a entrega de 45 tanques para resfriamento e armazenamento do leite. O repasse deve ser realizado até dia 14 de julho, mediante termos de cessão de uso para cooperativas de produtores de leite do Tocantins, com projetos aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 De acordo com o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, no Dia Técnico os produtores terão a oportunidade de conhecer todas estas ações do governo que apoiam e estimulam a produção leiteira, além de temas como manejo da ordenha, importância da qualidade do leite e ainda casos de sucesso com utilização do Balde Cheio. “A capacitação é fundamental para o fortalecimento do setor, que deve se unir para garantir quantidade e qualidade à produção”, disse.
 Distribuição
Ainda na terça-feira, como forma de incentivo ao consumo de produtos lácteos, a Seagro, com a colaboração de 12 laticínios, da Câmara Setorial do Leite e do Ruraltins, entregará produtos como queijo, leite pasteurizado, leite em pó e iogurte à 40 instituições, de várias regiões do Estado.
Em Palmas, os produtos serão distribuídos pelo Laticínio Jalapão, a partir das 10h, e serão beneficiadas as entidades Apae; Sementes do Verbo; Ação Social Jesus de Nazaré; Centro Juvenil Dom Bosco e Pastoral da Criança.
 Já em Paraíso do Tocantins, às 10h, pela Cooperativa Agropecuária Tocantinense – CAT, serão beneficiadas a Apae; o Centro de Conviência do Idoso; o Centro de Referância de Assistência Social – CRAS; a Creche Municipal Aureny Siqueira Campos; o Instituto Pastoral da Criança; a Creche Municipal Arco Íris e a Associação Cristã Jovem de Valor.
No município de Guaraí, a Cooperativa de Produtos Agropecuários de Guaraí (Coopag), às 8h, Apae; Centro Espírita e Caridade; Programa de Erradicação  do Trabalho Infantil (Peti); Associação da Terceira Idade; Programa Integração AABB Comunidade, Casa do Acolhimento Institucional e Pastoral da Criança.
 Em Augustinópolis, os laticínios Carinho e Veneza entregarão os lácteos à Apae; Pastoral da Criança;  Associação do Idoso, Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Voz Espírita.
 Já em Colinas do Tocantins a entrega será feita pelos laticínios Colinas e Palac às seguintes instituições: Apae; Creche Irmã Ivone; Creche Estrelinha; Creche Margaridinha;  Creche Santa Terezinha; Creche Josefá Almeida;  Centro de Convivência e Abrigo, além do Projeto Crer para Ver.
 Na cidade de Araguaína, Norte do Estado, o laticínio Lanna fará a entrega à Apae e Creche do Lions Club.
 Em Colméia, os laticínios Volanda, Pureza e Mel entregarão produtos à Apae; Pastoral da Criança; Centro Municipal de Educação Infantil Fabiano Ribeiro de Oliveira, além do Centro de Convivência do Idoso.  
 E no município de Bernardo Sayão o laticínio Cremolat entrega à Creche Municipal Valteir Rodrigues Ribeiro; Escola Municipal Criança Feliz e Centro de Convivência do Idoso José Bonifácio da Cia Andrade.

Postagens mais visitadas deste blog

Comando da 7ª Região Militar do Exército Brasileiro divulga seleção para médico-veterinário