Cruz das Almas (BA) sedia evento sobre alimentos orgânicos



Organizada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a X Semana dos Alimentos Orgânicos, realizada em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal simultaneamente, este ano vai acontecer de 27 de maio a 5 de junho. Em Cruz das Almas, o evento comemorativo acontece hoje (28), na Embrapa Mandioca e Fruticultura, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Mapa. Foram convidados 40 agricultores e estudantes de graduação em agroecologia da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB).

Segundo a pesquisadora Ana Lúcia Borges, o objetivo é esclarecer aos consumidores o que são os produtos orgânicos e quais os benefícios ambientais, sociais e nutricionais desses produtos. “É preciso estimular o consumo responsável, conceito que implica em sensibilizar o consumidor sobre a responsabilidade e consequências do seu ato de consumo na forma como se organiza e se desenvolve a sociedade”, explica.

Programação

As palestras dos parceiros são: “Legislação e fiscalização da produção”, “Qualidade dos produtos orgânicos” e “Experiências exitosas”, apresentadas respectivamente, por Vanuza Damiana e Fátima Nunes, do Mapa; Maria Spínola, da Universidade Federal da Bahia (Ufba); e Antonio Carlos Fonseca, engenheiro agrônomo e consultor da Fundação Mokiti Okada.

As pesquisas da Embrapa Mandioca e Fruticultura para o Sistema Orgânico de Produção, cujas atividades são realizadas na Unidade de Pesquisa de Produção Orgânica (UPPO) – conhecida como Fazendinha Orgânica – serão apresentadas por Ana Lúcia Borges. “A produção orgânica é uma solução economicamente viável e ecologicamente correta para o consumidor consciente da necessidade de preservar o meio ambiente”, afirma ela.

De acordo com informações do Mapa, essa conscientização é um dos fatores que ajuda a aumentar o número de produtores orgânicos, sendo a maioria constituída por agricultores familiares. Atualmente, a área de orgânicos no Brasil é de 1,5 milhão de hectares, contanto com quase sete mil produtores, mais de 10 mil unidades de produção e quase 200 organismos de controle.

Postagens mais visitadas deste blog

Comando da 7ª Região Militar do Exército Brasileiro divulga seleção para médico-veterinário